segunda-feira, 1 de junho de 2009

SEM ESSA, ARANHA

sem-essa-aranha_luiz-gonzaga-e-helena-ignez

Acredito que em lugar nenhum do mundo aconteceu um evento como o Cinema Marginal Brasileiro enquanto manifestação de iventividade. Lá pelo fim dos anos 60 e início dos anos 70, a história desse período é uma história de radicalização. Rogério Sganzerla, Julio Bressane, Ozualdo Candeias e Carlos Riechenbach aprofundaram esteticamente o que alguns diretores do cinema novo abandonaram.

Sem Essa, Aranha (1970) de Rogério Sganzerla é um filme que reúne Zé Bonitinho, Luiz Gonzaga e Kid Morengueira. O primeiro no papel do último capitalista do Brasil, o segundo como um líder religioso e o terceiro como ele mesmo. A história é mais ou menos essa: O mundo acabou e ficou dividido entre milionários e favelados. Personagens do pós-apocalipse transitam no meio de palafitas, plantações de milho, boates de strip tease, rituais de umbanda, quimbanda tudo isso em quinze planos sequencia de gosto duvidoso e ao mesmo tempo sublimes.

Sganzerla no livro “Cinema de Invenção” de Jairo Ferreira: “Não tenho nenhum pudor em realizar tal plano inclinado, tal diálogo ou situação cafajeste. Filmar como habitualmente não se deve filmar; Isto é, utilizar angulações preciosistas e de mau gosto, alterando a altura da câmera, cortando displicentemente, não enquadrando direitinho, sendo acadêmico quando me interessa.”

Frases como: “O sistema solar é um lixo” ; “Já fiz tudo o que um branco podia fazer” e “Reconheço e identifico o homem recalcado do Brasil, produto do clima, da economia escrava e da moral desumana que faz milhões de onanistas desesperados e de pederastas.” Saem da boca dos personagens como profecias e fazem pensar que o grande barato é consumir tudo o que é bom e fazer apenas filmes péssimos. “O negócio é pecar em dobro”.

sem essa aranha - sganzerla

4 comentários:

opiniática disse...

vamos pecar em triplo!!!

Poliana Paiva disse...

"O terceiro mundo vai explodir, quem tiver de sapato não sobra"

Poliana Paiva disse...

caixadepandora@gmail.com

paoleb disse...

hagoldite, isso aqui é o melhor brogui de crétika cinematoggáfika da rede! uhu! agora eu só falo com vc de novo de vc me trouxer do projaquistão uma cópia do clip do seguranceitor. e aproveita pra me emprestar uns dvds do cassavettes.