sexta-feira, 12 de junho de 2009

ARQUIVO X

x-files1

Ou “X-Files” lá, é uma série de TV dos anos 90 que mistura ficção científica com investigações policiais. Revendo a primeira temporada, tenho a sensação de que os “anos noventa” não podem ser resumidos apenas em: “Ghost”, “Uma Linda Mulher” e Boris Casoy.

David Duchovny e Gillian Anderson interpretam os agentes do FBI: Fox Mulder e Dana Scully, ele no papel do que acredita na existência de vida em outros planetas e ela a cética. O grande lance da série é que os dois se modificam ao longo dos episódios. Ela começa a acreditar e ele aos poucos desiste. Além do clima de mistério que envolve o seqüestro da irmã de Mulder por aliens e a constante tensão sexual entre Mulder e Scully que atravessa a toda a série.

Criada por Chris Carter, Arquivo X tinha uma particularidade, a narrativa é calma, reflexiva e re-inventa todos os clichês de roteiro policial para um produto de televisão moderno e acessível. Estreou em 1993 e durou até 1998, deu origem a dois longas no cinema “X-Files” de 1998 e “I Want to Believe” de 2008.

J.J. Abrams é o criador de séries e filmes famosos como “Lost”, “Cloverfield” e “Star Trek (2009)”. Criou também a série “Fringe”, atual e em exibição, que é uma cópia descarada de “X-Files”, mas sem carisma. Ah, podemos dar um desconto, ele criou também “Felicity”. A verdade deve estar mesmo fora daqui.

x-filessss

Um comentário:

Anônimo disse...

Arquivo x reune todos os requisitos necessários de uma série de sucesso... é assustador,cômico, emocionante. Fico feliz de ter acompanhado todos os anos da série e ainda não me cansei de reve-los.