sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

JE VOUS SALUE MICHEL



Meu carnaval começou há mais ou menos duas semanas quando o DVD “The Work of Director – Michel Gondry” veio parar em minhas mãos. Me liguei imediatamente no trabalho do sujeito, não só por ele ter dirigido clips de bandas que eu considero bastante, mas porque o cara não faz menos que obras-primas.

O barato de Gondry é transformar as imagens em partituras musicais. “Around the World” do Daft Punk é um desses exemplos. Cada personagem do clip representa um instrumento ou um som da música e executa uma coreografia ajustada a este som. Até que no final, todos dançam juntos.

Ainda me lembro da alegria infinita que tive quando assisti pela primeira vez:



Outra coisa que espanta e seduz é a capacidade de Gondry traduzir sonhos. Vou enfileirar aqui três exemplos disso. O primeiro é “Everlong” do Foo Fighters. Nem tanto pela música, mas pela entrega dos rapazes em abraçar a idéia, ou ideia (ainda não me acostumei com isso.)

Vai aí o link, pois a “incorporação foi desativada” (parece papo de médium, haha)

http://www.youtube.com/watch?v=RpCr6Ojozz8

“Let Forever Be” – Chemical Brothers. O choque estético elevado a proporções estratosféricas. Aqui, alguns efeitos de edição foram construídos manualmente. Mistura de digital e película, confusão de sonho e realidade e mais uma vez a pessoinha dormindo. Isto sem falar nessa música que é muito generosa.



Ele explica melhor:




Eu gosto de “invisible transitions…”

“Sugar Water” – Cibo Matto. Bandinha boa essa. Ouvi muito. O clip, novamente o sonho e tudo. Mas aqui ele conta a história como um palíndromo...Aquelas frases tipo “Socorram-me subi no onibus em Marrocos” que tanto faz se você ler de trás pra frente, de frente pra trás...Porém, Infelizmente, não achei o Clip. Aliás, as coisas tão ficando meio ruins de achar no Youtube. Vai aqui uma apresentação bizarra, porém pungente, das meninas...



No próximo post, uma apreciação da parceria entre Gondry e Bjork.

Um comentário:

Gabriela Caspary disse...

isso aqui tá ficando muito bom!