quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Com quantos Bootlegs se faz uma discografia?


"Ain’t it hard to stumble
And land in some funny lagoon?"

Bob Dylan - Outlaw Blues


A impressão que se tem sobre a trajetória de Bob Dylan é a de que desde o primeiro disco em 1962, ele plantou raízes tão profundas que pra se desenterrar seria preciso cavar até o outro lado do mundo.


Falo do número 8 (!) da série de bootlegs (sobras de estúdio, versões alternativas, faixas ao vivo nunca lançadas) de Bob Dylan. Pra muita gente boa que faz música, oito discos é uma longa carreira.


"Tell Tale Sings" corresponde a fase que vai de 1989 a 2006. Época em que Dylan foi moldando o visu "Vicent Price" e gravando discos como "Oh Mercy"; "World Gone Wrong"; "Time Out of Mind" e "Modern Times" de canções tão elegantes, belas e difíceis de imaginar como seriam tocadas de outra maneira.


Voltando um pouquinho, mais precisamente em Março de 1965 até Maio de 1966, Dylan lançou três clássicos do rock de todos os tempos: "Bringing All Back Home"; "Highway 61 Revisited" e "Blonde on Blonde". Até que um acidente de moto o retirou de cena. Alguns anos depois ele reaparece com "John Wesley Harding" (1967) e "Nashville Skyline" (1969). Dylan literalmente pisa no freio e muda o clima das canções revisitando folk e blues.


Vinte anos depois, em "Oh Mercy" (1989) até "Modern Times" (2006) Dylan fez álbuns que, como um novo tipo de encantamento, trazem o reencontro com as primeiras influências: Hank Williams, Lonnie Johnson, Charley Patton, Leadbelly, Johnny Cash... É possível sentir na música de Dylan, a presença de todos esses artistas feito nomes que surgem em uma conversa e se vão.


"Para os Beatniks, o mal era o convencionalismo burguês, a artificialidade social e o homem de terno. As canções folk automaticamente levantam-se contra o cerne de todas essas coisas. As músicas de folk e blues já haviam dado meu conceito pessoal de cultura. Todas as outras culturas do mundo eram ótimas, mas quanto a mim, a minha cultura, aquela em que eu havia nascido, cumpria o papel de todas elas." Bob Dylan em "Crônicas".


E no incessante Baú do Bob vem aí "The Bootleg Series Vol. 9". Para um artista que rotineiramente reescreve a própria obra, parece que a coisa está longe de acabar. Tomara.

2 comentários:

Pedro disse...

É uma pena que esse Bootleg 9 (Witmark Tapes) só tenha a versão gringa...

Aqui no Brasil, o CD duplo está quase 100 reais!!!!!!!

E o Tell Tale Signs é fodástico... As versões de Mississippi dão uma boa noção da qualidade de Dylan como intérprete.

abraços!!!

Alvarêz Dewïzqe disse...

Dylan é foda, cara, Dylan é foda. Ele está acima do topo, ninguém consegue alcançar.